sexta-feira, 3 de abril de 2009

Isis, a Divina Mãe de tudo que foi, é e será.


Grande Mãe, Deusa do Céu, da Terra e do Submundo, Senhora do Universo e Rainha da Noite, Ísis é a Senhora dos mistérios, da vida e da morte.


Talvez nenhum Deus tenha merecido o culto e a celebração de tantas pessoas por todo mundo antigo – desde as épocas do cristianismo – dedicado à ÍSIS. Mesmo depois de a própria ÍSIS ter “desaparecido” com esse nome, “Aquela de muitos nomes” permaneceu, sob a aparência da Virgem Maria. Esta assumiu muitas das funções de ÍSIS, pois ambas são quem “ouve os gemidos do mudo, de maneira compassiva, são libertadoras dos sofrimentos do mundo”.

Filha de Nut (Deusa do Céu) e de Geb (Deus da Terra), Ísis tinha como irmãos, Osíris, Nephtys e Seth. Ela se casou com Osíris, seu irmão, algo comum na nobreza egípcia e em outras culturas.

Uma das partes mais conhecidas da história de Ísis é a procura por seu marido Osíris. Originalmente tendo se afogado num acidente, posteriormente, o mito o levou a ser assassinado por seu irmão Seth. Osíris foi esquartejado em catorze pedaços que foram espalhados pelo mundo. Ísis profundamente entristecida saiu em busca de seu amado. Transformou-se em andorinha - daí sua representação com asas - se disfarçou de empregada, enfermeira, prostituta, até encontrar os pedaços de Osíris. Não conseguiu encontrar um, o falo. A Deusa, então, criou um falo de ouro e através da magia trouxe Osíris à vida e concebeu seu filho Hórus.

A imagem de Ísis com seu filho Hórus nos braços hoje em dia é muito forte, principalmente pela semelhança a imagem da Virgem Maria com o menino Jesus nos braços. Mas Ísis não tem apenas o aspecto de Mãe.

Um aspecto muito importante de Ísis é o seu aspecto de curadora. Tendo também o título de Curandeira Divina, ela é invocada pelos enfermos e pelos que praticam a cura, tanto física quanto espiritual. Seus templos também eram fortes centros de cura.

Ísis também aparece com o disco solar e chifres de vaca (seu animal sagrado) em sua cabeça. Mas este símbolo também pode ser visto como as três fases da lua. O disco solar sendo a lua cheia, e os chifres sendo, um, a lua crescente em sua "metade", e o outro, a lua minguante em sua "metade". Isto deixa evidente que Ísis também é uma Deusa Tríplice.

Sua representação com asas geralmente é vista quando estão ressaltados seus aspectos de Curadora e de Deusa da Morte. É batendo Suas asas sobre Osíris que Ela o traz de volta à vida. A Deusa da Morte é também a Deusa da Vida, pois uma contém a outra. O ciclo é sempre o mesmo: vida, morte, renascimento. Aliás, Ísis se mostra também como Deusa Negra quando se veste de preto, sustentando o luto pelo desaparecimento do marido e sai a sua procura.

Como Deusa do Mar ela é a padroeira dos navegantes. Como Deusa da Magia e dos Mistérios ela é uma grande mestra na evolução espiritual.

Ísis é a deusa do amor, da divinação, dos partos, das artes. A dança do ventre é originária da dança sacerdotal executada pelas sacerdotisas da Deusa em seus templos.

1 comentários:

Renato Portal (TARÓLOGO) disse...

Oi Vanessa, tudo bem???, quero bater papo com vc, meu mail e MSN é renatoportal65@hotmail.com

Beijos,

Renato Portal

Postar um comentário

Deixe aqui seu depoimento, entre em contato conosco para maiores informações.